MGU - Lomonosov
Geral

MGU - Lomonosov



Московский Государственный Университет Имени М. В. Ломоносова MГУ -(russo)
Universidade Estatal de Moscou Lomonosov - MGU (português)
 
 
A Universidade
 
Uma das mais antigas instituições russas de ensino superior, a Universidade Estatal de Moscou foi fundada em 1755. Em 1940, foi nomeado de Academia Mikhail Lomonosov  (1711-1765), um notável cientista russo, que contribuiu enormemente para a fundação da universidade em Moscou. A Universidade de Moscou fez o papel notável em popularizar a ciência e o aprendizado na Rússia, fazendo as conferências de seus professores abertas ao público.
 
A publicação de livros na Rússia começou em 1756, quando uma gráfica e uma livraria foram abertas no campus; imprimindo um dos primeiros jornais russos “Moskovskie Vedomosti” começado lá. O primeiro periódico literário russo em Moscou “Poleznoe Uveselenie” também foi impresso na gráfica da universidade até 1760. N.I.Novikov, uma das figuras notáveis do iluminismo na Rússia, foi o líder dos publicadores da universidade de 1779 a 1789.
 
A universidade de Moscou tem a sua disposição mais de 600 prédios e estruturas incluindo os arranha-céus nas montanhas Lênin, ocupando mais de um milhão de metros quadrados. A universidade cobre 205.7 hectares (2.057.000 m²).
 
Por mais de um século, desde 1756, a livraria da universidade foi a única aberta para o público geral em Moscou.
 
A revolução russa de 1917 mudou todo o sistema da educação superior. Por um lado, ficou mais democrático, pela razão de que os estudantes não tinham mais que pagar pelo ensino e todos eles receberam auxílio. Em 1919, um departamento preparatório para pessoas jovens foi aberto na universidade e a universidade foi completamente financiada pelo estado. Toda a história da universidade é a evidência do papel notável que os alunos têm promovendo a idéia de liberdade, humanidade e verdade.
 
Em Janeiro de 2005, Lomonosov celebrou seu 250° aniversário e mais de 800 eventos foram planejados para a ocasião.
 
Acomodação estudantil
 
Os prédios de acomodações estudantis da Universidade ficam fora do Campus, então o aluno tem que ir de metrô para as aulas. Apartamentos de 2 ou 3 dormitórios com 2 ou 4 estudantes em cada, cozinha e banheiro.
 
Áreas de Estudo
 
Graduação e Pós-Graduação
 
§   Matemática
§   Engenharia Mecânica
§   Matemática Computacional e Cibernética
§   Física
§   Química
§   Biologia
§   Ciências do Solo
§   Geologia
§   Geografia
§   Ciências Materiais
§   Medicina
§   Bioengenharia
§   Bioinformática
§   Filosofia
§   Filologia (letras)
§   Direito
§   História
§   Economia
§   Jornalismo
§   Psicologia
§   Sociologia
§   Administração Pública
§   Artes Finas
§   Política Mundial
§   Tradução e Interpretação
§   Auditoria Pública
§   Pedagogia
§   Estudos da África e Ásia