Por que a Rússia?
Institucional

Rússia, o maior país do mundo, fica localizada na parte leste da Europa e norte da Ásia. Impressionantemente linda e receptiva, a Rússia é um estado multinacional: tirando os russos, há pessoas de 100 diferentes nacionalidades que podem considerar o país seu próprio lar. A língua oficial é o russo, e, ás vezes, as pessoas jovens podem falar em inglês, alemão ou francês perfeitamente. Isso significa que você nunca terá dificuldades para achar alguém com quem conversar.

A Rússia é um país com longos séculos de história e uma rica cultura. A cultura russa tem introduzido vários cientistas famosos, escritores, compositores, artistas e músicos: Alexander Pushkin, Peter Chaikovsky, Kazemir Malevitch, etc. Os atletas são muito conhecidos mundialmente: Maria Sharapova, Anna Kurnikova, Evgeniy Pluschenko, Marat Safin, Pavel Bure e muitos outros. A cidade russa Sochi foi escolhida para sediar os jogos olímpicos de inverno em 2014.

É um país onde você não apenas terá uma educação de altíssimo nível, mas também aproveitará seus anos de estudo. Pode visitar o Lago Baikal, caminhar pela Praça Vermelha, aproveitar a vista da Catedral da Igreja Ortodoxa, um excitante passeio no Anel Dourado da Rússia – isso é só uma parte das oportunidades que os convidados têm à disposição. Esse país impressiona e encanta. Se você visitar uma vez, verá que a Rússia é um país que você deve visitar e entender.

E além de tudo, o governo russo subsidia gastos dos estudantes estrangeiros para promover difusão de conhecimentos e cultura entre os povos. Nada melhor do que aliar estudo de alto nível com um custo baixo e um diploma estrangeiro. Isso e muito mais, a Rússia pode te oferecer.

A Educação Russa

A qualidade da educação na Federação Russa é um legado dos tempos socialistas, com tradições sérias e profundas. O país tem um dos sistemas educacionais mais sólidos e acessíveis do mundo, sendo referência em diversas áreas do conhecimento, especialmente na área de ciências naturais e exatas. 

Segundo o último censo de 2002, cerca de 15,94% da população tem educação universitária completa, o que equivale 22 milhões e 700 mil russos. 49% da população tem educação técnica, o que equivale a 70 milhões e 200 mil habitantes. Esses índices são bem maiores quando comparados ao Brasil e demonstra o elevado nível educacional do povo russo.  

 Atualmente, existem mais de 1300 instituições de ensino superior. Desse total, a grande maioria ainda são as universidades estatais, ou seja, as públicas. Assim como no Brasil, essas instituições, sejam federais, estaduais ou municipais, são consideradas as melhores do país. E são algumas dessas universidades que a Aliança Russa de Ensino Superior representa oficialmente na América Latina.

Talvez uma das principais heranças deixadas pelo período socialista na Rússia é a boa qualidade do ensino. Fato que se comprova pela grande procura de pessoas do mundo inteiro por cursos de graduação e pós–graduação em suas instituições.  Não é raro na Rússia se encontrar universidades com alunos vindos de mais de 80 países. Dentro das Universidades Russas, os grupos de estrangeiros que mais se destacam são os Chineses, Indianos e países da África.

Os graduandos das instituições de alto nível da Rússia têm tradicionalmente ficado nas mais altas posições em rankings mundiais, comprovando que a educação russa tem estado entre as melhores do mundo todo. Os equipamentos das universidades são do mais alto nível tecnológico e os métodos de ensino são constantemente atualizados e melhorados.

Já saíram dos bancos universitários da Rússia alguns dos maiores nomes da literatura, engenharia, Direito, entre outros segmentos acadêmicos. A qualidade do ensino nas terras de Stalin já criou inúmeros prêmios Nobel.

Se você quer ter uma educação de alta qualidade e ótimas oportunidades de emprego, faça uma grande carreira e aprenda outras línguas. Bem - vindo à Rússia!